ClasseAmphibia

Pleurodeles waltl

Michahelles, 1830
Salamandra-de-costelas-salientes, Salamandra-dos-poços, Galipato, Saramantiga

Trata-se do maior urodelo do continente europeu, podendo atingir os 30 cm (aprox.) de comprimento. De cabeça larga e achatada e olhos pequenos, proeminentes e dorsoventrais. O corpo, também ele achatado, termina numa cauda comprida e lateralmente achatada (mais larga nos machos), provida de uma pequena crista (mais saliente nos machos), por vezes alaranjada. No dorso, a pele é áspera e verrugosa, pintalgada de pontos negros/ocres sobre uma matriz que varia entre tonalidades castanhas, cinzentas ou esverdeadas; o ventre é mais claro, variando entre o branco-acinzentado e o amarelo-alaranjado. Um das suas principais características é a existência de sete a nove saliências glandulares de cor amarelo-alaranjada, dispostas linearmente nos flancos, ao longo do corpo. Estas são coincidentes com os extremos das costelas, sendo responsáveis pelo nome vulgar da espécie. Possuem a capacidade de expandir as pontas das costelas através dessas saliências, como mecanismo de defesa. Durante a época de acasalamento os machos apresentam membros mais robustos, uma região cloacal mais saliente e desenvolvem calosidades mais escuras nos dedos; nesse mesmo período, as fêmeas exibem um ventre mais inchado.

Ocorre em habitats aquáticos bastante diversos, tais como lagoas, lagos, valas de irrigação e córregos lentos com muita vegetação em redor, em zonas de matagal, bosques, montados ou áreas agrícolas. Podem ser observadas em pedras ou na lama. A fêmea deposita os ovos em plantas ou pedras nas lagoas. Trata-se de uma espécie típica de planície, tornando-se rara acima dos 900 m de altitude. Adapta-se a ambientes ligeiramente modificados.

REGISTO DE OBSERVAÇÕES ENVIADAS PELOS UTILIZADORES DO MUSEU VIRTUAL DA BIODIVERSIDADE

> Alteração/destruição do habitat e dos locais de reprodução (e.g. perda de habitats aquáticos, eutrofização, expansão urbanística)
> Destruição/perturbação de indivíduos
> Florestação ou desflorestação
> Abandono da agricultura tradicional
> Introdução de espécies exóticas (e.g. peixes exóticos, lagostim-vermelho-da-Louisiana)
> Poluição (e.g. industrial, pecuária)
> Incêndios florestais
> Preservação/reabilitação do habitat e dos locais de reprodução
> Manutenção da agricultura tradicional
> Monitorização das populações vulneráveis
> Controlo/erradicação das espécies exóticas
> Controlo da poluição
> Medidas de prevenção de incêndios
Pleurodeles waltlii

Estima-se que esta espécie exista desde o Pleistocénico Superior.

Foram encontrados os seguintes fósseis desta espécie na Guia (Algarve): 4 atlas; 25 vértebras pré sacrais; 4 vértebras pós sacrais; 8 costelas; 2 fémures; 2 tíbias, 4 úmeros, 2 escápulas.

Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal (Loureiro et al., 2008)
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra
Projeto LIFE+ "Conservação de Charcos Temporários na Costa Sudoeste de Portugal" | LIFE Charcos
Ficha do Pleurodeles waltl
Guia (Algarve), gisement de vertébrés quaternaires à caractère saisonnier
Antunes et al. (1989)

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial da Pleurodeles waltl na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

Autor: MVBIO / Darío Estraviz López
Descrição Habitat Distribuição Observações Multimédia Ameaças Conservação Sinonímias Fósseis