ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAves
OrdemPasseriformes
FamíliaSturnidae
Género
Espécie

Sturnus unicolor

Temminck, 1820
Estorninho-preto
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Trata-se de uma ave facilmente identificável: plumagem preta brilhante e lustrosa, de reflexos arroxeados ou esverdeados; bico fino e amarelo; patas curtas e rosadas. As penas do pescoço e da garganta são longas. No Inverno apresenta numerosas pintas esbranquiçadas ao longo do corpo, que se vão desgastando com o passar do tempo; o bico escurece, passando para uma coloração negra. Os juvenis são acastanhados. Quando pousado, caracteriza-se pela sua postura erecta. Tem hábitos coloniais, podendo formar bandos numerosos, constituídos por várias centenas de indivíduos. É conhecido pela sua panóplia de vocalizações, imitando, inclusive, outras aves e os mais diversos tipos de sons.

Ocorre em zonas abertas e habitats arborizados, desde campos agrícolas a montados. Encontra-se bem adaptado a zonas humanizadas, sendo muito frequente em meios urbanos, tais como cidades ou vilas, onde chega a formar bandos numerosos. Nidifica em árvores, cavidades rochosas ou até em edificações humanas.

REGISTO DE OBSERVAÇÕES ENVIADAS PELOS UTILIZADORES DO MUSEU VIRTUAL DA BIODIVERSIDADE

Vocalização
Vocalização
Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica.
Mapas da espécie
Portal "Aves de Portugal"
Onde observar:

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial do Sturnus unicolor na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: David Germano
Descrição Habitat Distribuição Observações Multimédia