ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseMammalia
OrdemSoricomorpha
FamíliaTalpidae
Género
Espécie

Talpa occidentalis

(Cabrera, 1907)
Toupeira, Toupeira-ibérica
Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante
Impacte das Alterações Climáticas sobre a espécie
Saber mais

Espécie de mamífero insetívoro de porte médio, que se caracteriza pela presença de particularidades anatómicas que lhe permitem uma adaptação a um tipo de vida fossorícola. Destacam-se o corpo cilíndrico fusiforme, a ausência de orelhas, os minúsculos olhos cobertos por pele e as grandes patas anteriores, providas de garras robustas adaptadas à escavação de túneis e galerias. A pelagem é aveludada e a sua cor vai do preto ao acinzentado. O focinho é comprido, desprovido de pelo e flexível, de cor rosada. A cauda é muito curta.

Ocorre nos solos profundos e escaváveis de pastagens, prados, montados, terrenos agrícolas, campos de cultivo e jardins. Evita zonas rochosas, difíceis de escavar, assim como solos pouco consistentes, incapazes de sustentar túneis e galerias.

Mais sobre esta espécie nas ligações seguintes:
Previsão da distribuição da espécie no futuro
Iberia Change | Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica: Mapa da espécie
MITRA-Nature | MED - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial da Talpa occidentalis na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).

O clima futuro foi caracterizado com base em três diferentes cenários de emissões (Araújo et al., 2012):
> o BAMBU tem como base a extrapolação das políticas europeias actuais para o futuro. Prevê a adopção de algumas medidas de mitigação das alterações climáticas.
> o GRAS pressupõe que a Europa incrementa a tendência de liberalização, desregularização e globalização dos mercados. Prevê a adaptação da sociedade às alterações do clima em detrimento da sua mitigação. As políticas de sustentabilidade são consideradas um sinónimo de crescimento económico.
> o SEDG pressupõe a integração de políticas ambientais, sociais, institucionais e económicas num contexto de sustentabilidade. É um cenário normativo que parte do pressuposto que as políticas são definidas com vista à obtenção de objectivos concretos.

Autor: David Germano
Descrição Habitat Distribuição Multimédia