Mauremys leprosa
(Schweiger, 1812)É uma pequena tartaruga dulçaquícola que pode atingir os 25 cm de comprimento. A carapaça é uniforme e comprimida dorso-ventralmente, destacando-se o encaixe das placas ossificadas. Tanto o corpo como a carapaça são de uma coloração que pode variar entre o verde-oliváceo e o cinzento-esverdeado ou acastanhado, podendo apresentar algumas manchas difusas e alaranjadas na carapaça. Destaca-se também a presença de listas laranjas no pescoço, assim como nas patas dianteiras. O plastrão (carapaça ventral) é ligeiramente côncavo no macho, sendo plano ou ligeiramente convexo na fêmea. Podem apresentar escamas amareladas no pescoço, patas ou cauda.
Ocorre numa grande variedade de habitats aquáticos de água doce ou baixa salinidade, temporários ou permanentes, preferencialmente em águas paradas ou com correntes lentas. Pode ser encontrado em charcos, represas, albufeiras, canais de irrigação, lagoas, pauis, sapais, assim como em margens de rios e ribeiros. Privilegiam os locais com boa cobertura de vegetação aquática e margens com boa exposição solar.
Ocorre ao longo de todo o território nacional, do norte ao sul do país, particularmente nas regiões do interior, sendo a sua distribuição praticamente contínua a sul do rio Tejo. Destaca-se a sua forte presença nas bacias dos rios Guadiana, Tejo e Douro.
REGISTO DE OBSERVAÇÕES ENVIADAS PELOS UTILIZADORES DO MUSEU VIRTUAL DA BIODIVERSIDADE
> Captura e comércio ilegal (frequentemente capturados para animais de estimação)
> Destruição/perturbação de indivíduos
> Introdução de espécies exóticas (competição)
> Poluição (agrícola, industrial e urbana)
> Regularização de sistemas hídricos
> Controlo/fiscalização do comércio ilegal
> Controlo/fiscalização da poluição
> Controlo/erradicação das espécies exóticas
> Campanhas de educação ambiental
Estima-se que esta espécie exista desde o Pleistocénico Superior (desde há 120.000 anos).
Foram encontrados fósseis desta espécie na Mealhada, Caldeirão, Porto Covo (Sines), Gruta Nova da Columbeira e Gruta da Figueira Brava.