ClasseReptilia

Rhinechis scalaris

(Schinz, 1822)
Cobra-de-escada, Riscadinha

Trata-se de uma serpente de médio-grande porte, que pode atingir ou mesmo ultrapassar os 160 cm de comprimento total. A cabeça é bem diferenciada e termina num focinho pontiagudo; a mandíbula superior é proeminente. Os olhos têm a íris acastanhada e pupilas redondas (típicas das cobras e diferenciadas das pupilas das víboras, que são verticais). O corpo esguio e alongado tem um aspecto liso e reluzente. Nos indivíduos adultos o padrão dorsal é formado por duas linhas escuras longitudinais e paralelas, que percorrem todo o dorso, sobre um fundo pardo-acastanhado. O ventre é mais claro, sendo acinzentado ou amarelado. Os juvenis exibem um padrão dorsal diferente: apresentam riscas escuras e espaçadas entre as duas linhas paralelas longitudinais, formando um desenho que se assemelha a uma escada, habitualmente sobre um fundo amarelado; exibem ainda pequenas manchas negras dispersas e irregulares ao longo dos flancos.

Ocorre preferencialmente em habitats mediterrânicos com alguma vegetação, tais como carvalhais, pinhais, matagais, montados, áreas agrícolas ou habitats ribeirinhos, em zonas secas e com boa exposição solar. Também é possível encontrá-la em muros de pedra, ruínas ou construções abandonadas.

> Destruição/alteração do habitat (e.g. perda de cobertura vegetal, agricultura intensiva)
> Destruição/perturbação de indivíduos (e.g. perseguição humana)
> Atropelamentos
> Preservação/protecção do habitat
> Campanhas de sensibilização e educação ambiental
Coluber scalaris, Elaphe scalaris
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal (Loureiro et al., 2008)
MITRA nature | ICAAM - Universidade de Évora
Biodiversidade da Herdade da Mitra

Previsão do impacte das alterações climáticas sobre a área de distribuição potencial da Rhinechis scalaris na Península Ibérica, até ao ano de 2080 (clicar na imagem para ver em maior resolução).